tecnologia na aadvocacia

TECNOLOGIA E SEUS BENEFÍCIOS NA ADVOCACIA

Não é e hoje que a tecnologia se faz presente na vida os advogados. Facilita a rotina jurídica e traz muitos benefícios através dos processos virtuais, programas de controle processual, gestão de backoffice, gestão financeira de pagamentos, aplicativos jurídicos, entre tantos outros.

Acompanhar e se adaptar à evolução tecnológica é uma constante, para aqueles que desejam continuar progredindo na esfera jurídica.

Como utilizar a tecnologia a seu favor?

No meio jurídico são rotineiras as diversas informações a respeito de decisões judiciais, contratação de serviços e terceiros, peças processuais, contratos, reuniões, negociações,  e-mails… Para que essas tarefas se desenvolvam de maneira célere e qualificada se faz necessário um controle eficiente dessas atividades, de modo que não interfiram na produtividade.

A forma com que você olha para  a tecnologia é o que vai te diferenciar dos demais. Investir em tecnologia para aumentar a  produtividade já é fundamental para o sucesso profissional. Saiba aqui que não estamos falando de melhores equipamentos, mas de ferramentas tecnológicas. Como por exemplo: sistema de controle processual, gestão de serviços e terceiros, controle financeiro, aplicativos, sites, plataformas digitais…

Se você ainda é inseguro quanto às mudanças tecnológicas, citamos como exemplo o início da transição dos processos físicos para digitais, quantas foram as dúvidas, questionamentos, inseguranças… E hoje, embora ainda não tenha sido concretizado por completo, essa transição trouxe inúmeros avanços, e principalmente, agilidade.

Quem atuava anteriormente à esta mudança, conhece muito bem as dificuldades e morosidade que existiam. Hoje com os processos digitais não é mais necessário deslocar-se até o fórum para realizar um protocolo, evitando as filas, e ganhando agilidade e economia.

É palpável a eficiência  que a tecnologia proporciona à rotina, reduzindo o tempo gasto com tarefas manuais ou de deslocamentos. A tendência é que cada vez mais a advocacia traga à sua rotina ferramentas que possibilitem ao advogado mais autonomia nas atividades intelectuais.

Para extrair ao máximo essas vantagens, o advogado deve analisar primeiramente quais as atividades demandam maior tempo, são repetitivas ou de alta escala. A partir  dessas informações é possível identificar quais são as maiores necessidade, e assim determinar quais ferramentas se encaixam à sua rotina.

Quais as melhores ferramentas?

Se sua maior dificuldade está relacionada à gestão ou administração do escritório, de tarefas ou organização de documentos, os softwares jurídicos são a melhor solução. Através deles pode-se integrar os trabalhos, acompanhar a realização de tarefas, preencher automaticamente dados, controlar prazos…

Já se seu escritório possui número elevado de demandas que exigem diversos deslocamentos, a opção mais adequada é a terceirização de correspondência jurídica, assim além de reduzir custos evita o desperdício de tempo útil com retirada de documentos por exemplo.

Se seu escritório atua em diferentes estados, a maior dificuldade pode estar na realização manual dos processos digitais, pois  ainda não há uma unificação de sistemas digitais. Por esta razão baixar os andamentos processuais ou efetuar download  de cópias em sua íntegra, acabam muitas vezes tornando essa tarefa morosa. 

Afinal se faz necessário conhecer cada sistema, e em muitos deles ainda não há a possibilidade de baixar de uma só vez todos os arquivos presentes no processo. Desta forma, essa função deve ser executada de forma manual e com máxima atenção, resultando consequentemente, em demora na realização desta atividade. 

Soluções Docato

Pensando na desburocratização dessas funções a Docato  já possui robôs inteligentes que realizam a captura de andamentos e baixam automaticamente cada arquivo presente em processos e protocolos.

A Docato pauta seus serviços na desburocratização através de uma base tecnológica, tanto na realização de atos quanto na retirada de documentos. Isso porque, facilitar e otimizar a rotina jurídica, tornando-a cada vez mais eficiente, é o nosso principal objetivo. 

E essas foram somente algumas das formas pelas quais a tecnologia consegue facilitar a rotina de seu escritório. Agora é colocar essas dicas em prática e usufruir dos inúmeros benefícios para expandir seu escritório e sua carreira profissional.

Lembrando que aumentar a produtividade sem perder a qualidade é evoluir com responsabilidade.

Deseja saber mais sobre nossas soluções para desburocratizar sua rotina? Agende um horário para conversar com um de nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *