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Home office mais produtivo em 4 passos

São muitas as pessoas que sempre desejaram trabalhar na modalidade home office pensando em comodidade, economia e flexibilidade de horário… Porém, para usufruir de todos esses “benefícios”, em contrapartida, a produtividade deve ser mantida.

A pandemia que estamos vivenciando “obrigou” muitas empresas, escritórios e profissionais a adotarem esse modelo de trabalho, tornando o momento desafiador. Isso porque, muitas pessoas nunca, ou apenas esporadicamente, trabalharam desta forma, enquanto uma parcela ínfima de trabalhadores  já fazia do trabalho remoto sua rotina. 

Todas essas mudanças provocadas pelo COVID-19 (coronavírus), vem acarretando em inúmeros desafios. Não somente no que diz respeito à adaptação ao home office, mas ao isolamento em si. As notícias diárias da evolução da pandemia, as incertezas de quando tudo voltará ao normal, o medo, enfim, tudo isso acaba interferindo na produtividade, mesmo para aqueles que já estavam adaptados ao trabalho remoto.

Por este motivo, considerando as condições de trabalho nesse momento tão delicado e desafiador para todos nós, selecionamos algumas dicas de como tornar o seu home office mais produtivo.

1 – Escolha e organize seu local de home office

Escolher um local tranquilo dentro de casa nem sempre é possível, não é mesmo? Principalmente se sua casa for pequena e não tiver um cômodo onde  possa trabalhar sem interferência. 

Você deve escolher um local para realizar as tarefas diárias, este local pode ser seu quarto, sua cozinha, sua varanda, seu escritório… A escolha do local irá definir sua rotina e informar ao seu cérebro que naquele espaço  o trabalho será desempenhado. 

Por óbvio, muitas pessoas podem não se adaptar ao local, ou considerando a rotina da casa, terão que mudar de espaço em determinados momentos. Contudo, definir um lugar para organizar e colocar suas ferramentas de trabalho, ainda assim, é fundamental.

É como se dentro de uma empresa você tivesse sua mesa onde ficam seus pertences e ferramentas de trabalho, mas ao longo do dia você pega seu notebook e vai para outro setor realizar suas atividades, entende? Definir um local, ainda que não permaneça nele todo o tempo, é importante para que sinta como se estivesse na empresa/escritório.

E se você não mora sozinho(a) essa definição de espaço de trabalho  é primordial,para que as pessoas que convivem com você respeitem e interfiram menos possível enquanto estiver ali. Pois sabemos que a maior dificuldade de trabalhar em casa pode ser convencer quem mora com você de que está efetivamente trabalhando, não é mesmo?

Após escolher o espaço, procure uma boa iluminação, cadeira confortável e disposição correta da mesma forma que faria se estivesse no escritório/empresa, isso facilitará sua adaptação e aumentará seu desempenho.

2 – Estabeleça prioridades 

Muitos profissionais, antes mesmo de continuar a executarem suas tarefas, precisaram se adaptar à algumas tecnologias, aplicativos, ferramentas virtuais. Enfim, diversas foram e estão sendo as mudanças nesse sentido, para aprimoramento e continuidade do home office, tendo em vista a necessidade do isolamento.

Por isso, priorizar tarefas é de suma importância para melhor aproveitamento do tempo, evitar acúmulo de atividades ou perder prazos importantes. Organização e planejamento são essenciais para um bom home office, afinal, para executar qualquer ação ou tarefas o primeiro passo é o planejamento de etapas a serem cumpridas.

3 – Gerenciador de tarefas para trabalho em equipe

Utilizar plataformas que possuem gerenciadores de tarefas individuais e de equipe, facilitam muito a organização, não só do profissional mas do time como um todo. Com um bom gerenciador é possível acompanhar o desenvolvimento e execução das tarefas, sem ter que contatar cada profissional para verificar o andamento das atividades. 

Realize reuniões para ajustar os objetivos da equipe,  elaborar planejamento de atividades semanais, manter contato com a equipe e continuar uma rotina de compartilhamento de idéias, saber das dificuldades que estão enfrentando não só fazem a diferença como também podem salvar seu negócio. Embora todos estejam alinhados em uma primeira reunião, não quer dizer que irão se manter alinhados. 

4 – Gerenciamento e otimização do home office

Administrar o tempo no conforto do seu lar talvez seja o maior desafio, afinal são muitas as distrações que podem prejudicar ou consumir seu tempo produtivo. Estabelecer horários de trabalho e de descanso são fundamentais.

Iniciar uma tarefa e logo acessar aplicativos de mensagens ou redes sociais interferem e muito na rotina, isso não quer dizer que não possa fazer ao longo do dia! Separe aquele tempinho que utilizava para o café no escritório/empresa, para acessar esses dispositivos ou aplicativos. Desta forma, consegue administrar e se concentrar quando estiver realizando cada atividade. 

Acompanhar e verificar qual tipo de distração que possa estar interferindo ou roubando seu tempo, também é uma forma de manter sua produtividade. Afinal no home office é você o responsável por administrar seu tempo. Lembrando que cumprir as suas metas e permanecer com a mesma qualidade é o que fará a diferença dentro deste novo cenário.

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