habilidades de sucesso

5 HABILIDADES DO ADVOGADO DE SUCESSO

Há muito tempo o mundo jurídico vem passando por diversas transformações. Para acompanhar essas mudanças o advogado precisa  se aprofundar em conhecimento e desenvolvimento de habilidades.

Por isso, falaremos sobre as 5 habilidades de sucesso essenciais para estes profissionais do direito. Lembrando que essas são apenas algumas, dentre tantas outras, que contribuem para seu sucesso profissional.

1 – Controle financeiro

 Esse controle é imprescindível, pois é a saúde financeira do seu escritório que irá determinar sua sobrevivência.

É necessário conhecer seus custos fixos e variáveis, fazer previsão de custo para cada ação judicial, para que assim seja possível estipular com maior assertividade os honorários mínimos, evitando prejuízos.

De posse destes conhecimentos fica mais fácil traçar as estratégias e identificar o melhor momento para realizar as mudanças necessárias. 

Para este controle muitos utilizam planilhas, contudo, à medida que o seu escritório vai crescendo, as tarefas manuais vão ficando mais difíceis de serem realizadas pois demandam muito tempo para preenchimento, acompanhamento e controle de todas as informações e dados. 

A Docato ajuda milhares de escritórios com a gestão financeira do backoffice.

Por isso, a habilidade seguinte é de suma importância.

2 – Conhecimento de Tecnologia

Essa habilidade deve ser constantemente atualizada, se quiser continuar expandindo dentro da sua área de atuação.

A tecnologia já está presente na rotina jurídica, visto que inúmeros atos e procedimentos são realizados através de sistemas, softwares, aplicativos entre outros.

Ela vem sendo cada vez mais utilizada para otimizar o trabalho do advogado, seja nas questões jurídicas ou nas tarefas de backoffice que são indispensáveis nos escritórios. Além disso, a tecnologia contribui significativamente em toda a gestão de seu escritório, como: folha de pagamento, organização, padronização, acompanhamento dos processos, distribuição de tarefas internas, agenda de reuniões, prazos, audiências, atendimento ao cliente, controle de recebimento de honorários…

Se o seu escritório deseja se destacar entre tantos, deve buscar otimizar suas atividades através da tecnologia, utilizando sistemas, plataformas digitais, aplicativos… Assim conseguirá direcionar seu tempo em funções que demandem expertise jurídica.

Conheça os planos da Docato que estão trazendo maior eficiência para escritórios, através da tecnologia.

3 – Produtividade

Aplicam-se aqui também, a habilidade acima, afinal a produtividade está diretamente ligada à atividade intelectual sadia. Sabemos que horas e horas de trabalho são cansativas e desgastantes, ainda mais quando se fala em profissões que exigem raciocínio e tomada de decisões. 

Desta forma desempenhar várias funções dentro de um escritório é ainda mais exaustivo, podendo prejudicar tanta a saúde quanto seu crescimento profissional. Portanto para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos serviços prestados é preciso delegar tarefas, otimizar atividades manuais ou que demandem tempo, seja através da tecnologia ou terceirização.

Aumentar a produtividade está entre as mais valiosas habilidades dos melhores empreendedores, pois permite produzir mais em menos tempo e com menos recursos.

Converse com nossos especialistas para que possamos mostrar na prática como estamos aumentando a produtividade de milhares de escritórios em todo o Brasil.

4 – Comunicação Acessível

Por muito tempo a linguagem rebuscada na advocacia foi sinônimo de conhecimento, status, sucesso… Entretanto, atualmente o que vem se observando é que quanto mais acessível a linguagem, mais transparente se torna a relação entre advogado e cliente.

Comunicar-se de forma  acessível é se fazer entender sem o uso do “juridiquês”. Não  confunda conhecimento jurídico com linguagem rebuscada. Afinal, não há como  demonstrar conhecimento sem ser compreendido. 

5 – Marketing para empreendedores na advocacia

Por fim, e não menos importante, chegamos ao marketing para empreendedorismo. Através desse conhecimento é que se pode definir as estratégias de marketing jurídico, destacando ou ampliando tudo o que já foi mencionado acima.

Seu conhecimento, suas habilidades e seu profissionalismo refletem a imagem de seu escritório e são essenciais na hora de pensar e desenvolver as ações de marketing.

Logicamente antes de sair por aí com estratégias de marketing é fundamental conhecer  o código de ética da OAB, para saber o que é ou não permitido.

A principal forma de marketing na advocacia é através de conteúdos jurídicos. Fornecendo informações sobre assuntos que sejam de interesse de seus clientes em potencial. Essa é a melhor forma de divulgar seu trabalho sem precisar dispor de recursos que gerem custos.

Conclusão

Podemos concluir, então, que o sucesso do advogado depende não somente dos conhecimentos jurídicos, mas também do desenvolvimento de ferramentas, tecnologia e habilidades complementares. Buscar qualificações, acompanhar as mudanças e transformações que ocorrem a todo momento é fundamental para evolução profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *