habilidades de sucesso

Retirar Documentos Através da Correspondência Jurídica

Quem atua na esfera jurídica já está acostumado com a necessidade de retirar documentos, em diferentes órgãos. Para realizar estas diligências tanto os advogados autônomos quanto os que trabalham em escritórios, ou departamentos jurídicos, despendem muito tempo com essas tarefas.

Destaca-se que essas diligências não são as únicas a serem executadas pelos escritórios ou departamentos jurídicos. As responsabilidades são muito mais abrangentes, e assumi-las conciliando com as demais atividades acaba sobrecarregando a rotina dos profissionais do ramo do direito.

Nesse sentido, repassar essas atividades de retirada de documentos para correspondentes jurídicos é a solução mais adequada, poupando tempo e mantendo a eficiência.

O que são Retiradas de Documentos

Trata-se do ato de retirar um ou mais documentos. Embora a maioria das diligências de retirada de documentos sejam nos fóruns, existem outros que precisam ser retirados em outros órgãos ou instituições. Por exemplo: prefeituras, cartórios, secretarias, PROCON, entre outros.

Para cada diligência e cada órgão/instituição há suas exigências, sendo muitas vezes imprescindível a autorização das partes envolvidas, procuração, pagamento de taxas, entre outros. Sem contar que em muitos desses lugares o tempo de espera para ser atendido é enorme, resultando no atraso das demais atividades jurídicas.

Quais as Vantagens da Correspondência Jurídica para Retirar Documentos?

Economia de tempo é a maior vantagem obtida, pois muitas vezes em um único processo é necessário dirigir-se a vários órgãos/instituições para reunir toda documentação. Retirar documentos é uma diligência de “simples” execução, entretanto se você possui demandas repetitivas ou em diferentes cidades, contratar correspondentes para cada diligência é inviável.

A maioria dos advogados, em algum momento de sua carreira, já se viu na situação de ter que contratar um profissional, para realizar alguma diligência. E isso é cada vez mais constante, quando se está ganhando espaço no meio jurídico e aumentando sua cartela de clientes. Pois muitas vezes o número de prazos, ou de audiência, não lhe permite realizar serviços externos.

Dito isso, se você já se viu nessa situação, sabe a dificuldade de encontrar um profissional para executar um serviço, em data ou horário específico.  Sem contar o impasse relativo ao pagamento e à data deste, muitas vezes, tendo que dispor de valores próprios diante da urgência.

Os serviços de correspondência geram muitos benefícios, em contrapartida acabam gerando outros problemas como: dificuldade no controle das diligências e dos pagamentos por exemplo. Melhoram a produtividade da equipe, porém há aumento também no número de funcionários para realizar atividades administrativas e financeiras, para controlar os terceirizados.

Conclui-se assim, que para tornar os escritório ou departamentos jurídicos mais eficientes, sem impactar em outros setores, a melhor saída é contratar uma empresa qualificada. Para que esta gerencie contratações, acompanhe a execução dos serviços até sua finalização, e que simplifique ou unifique as formas de pagamentos.

Docato – Sem barreiras para obtenção de documentos e realização de atos

A Docato tem por objetivo desburocratizar o meio jurídico, facilitando a rotina destes através da correspondência jurídica. Realizamos a negociação e contratação de correspondentes, acompanhamos cada etapa da solicitação até a finalização. Unificamos os fluxos de pagamentos, de forma a suprir e solucionar tarefas burocráticas.

Nossos correspondentes estão preparados para solicitar e retirar documentos em qualquer órgão ou instituição. 

Clique aqui e conheça mais sobre nossas soluções e planos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *