Serviços de Cartórios Extrajudiciais

Com a evolução da advocacia aliada ao crescente número de profissionais atuando no mercado jurídico, a necessidade de expansão e a competitividade aumentaram. A internet teve papel de destaque nesse novo cenário, visto que tornou tudo mais fácil e acessível, deste modo, os escritórios que antes atuavam de forma regional, viram a oportunidade de expandir para nível nacional. 

E com a atuação fora do domicílio profissional dos escritórios, surgiu também a necessidade de contratar correspondentes jurídicos para realizar audiências e diligências em diferentes comarcas.

Os serviços cartoriais de forma geral são os mais procurados dentre as diligências, isso porque não estão restritos ao âmbito jurídico, mas também possuem demandas em vários outros segmentos. 

No Brasil existem sete tipos de cartórios, cada  um com uma finalidade distinta: Cartório de Registro de Imóveis, Cartório de Registro de Pessoas Naturais, Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, Cartório de Registro de Títulos e Documentos, Cartório de Notas, Cartórios de Protestos, Cartório de Registro de Distribuição.

Dentro de cada um deles são realizados, registrados e lavrados diferentes tipos de documentações. Assim, muitas vezes para atender a demanda específica de um cliente se faz necessário percorrer mais de um cartório, demandando maior tempo e custos. Cumpre ressaltar que dependendo da documentação e do cartório é exigida a presença física para solicitação e retirada,  também por este motivo a correspondência jurídica vem sendo cada vez mais utilizada.

Muitos escritórios, departamentos e empresas já realizam a contratação de correspondentes para realização dessas diligências. Contudo, contratar vários correspondentes em diversas comarcas exige um maior controle, organização, tempo, e controle financeiro.

Centralizar as referidas diligências tem sido a melhor opção para aqueles que possuem pequenas ou grande demandas, haja vista a recorrência destes serviços. As vantagens da centralização vão muito além da economia, pois o controle, qualidade e eficiência refletem diretamente nos resultados dos escritórios, departamentos jurídicos e empresas.

Interessou-se pelo assunto, e quer saber mais sobre os serviços oferecidos em cada cartório? Conheça abaixo os principais documentos de cada cartório:

Cartório de Registro de Imóveis

Nesse tipo de cartório é possível  registrar contratos, escrituras públicas de compra e venda de imóveis e suas alterações, se houverem, e restrições relativas aos imóveis, como: hipoteca, alienação fiduciária, usufruto, penhora e cláusula de inalienabilidade ou incomunicabilidade.

Cartório de Registro de Pessoas Naturais

Aqui ficam os registros de nascimentos, casamentos, óbito e interdição. Também eventuais alterações necessárias, bem como alterações nos referidos registros.

Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas

Neste cartório são  realizados os registros das pessoas jurídicas não empresariais, como por exemplo as fundações e associações (as empresárias serão registradas nas Juntas Comerciais).

Cartório de Registro de Títulos e Documentos

No que se refere às demais documentações, estas podem ser registradas neste cartório, desde que não deva ser registrado em quaisquer outros cartórios.

Cartório de Notas

No cartório de notas se faz a lavratura de escrituras públicas como divórcio, doação, declaração de união estável, inventário, compra e venda de bem imóvel. Também é nele que se é possível reconhecer e autenticar firma e registrar procurações.

Cartórios de Protestos

São registrados aqui os títulos executivos não pagos para intimação de seus devedores, sendo chamados de protesto de título.

Cartório de Registro de Distribuição

Este cartório está presente apenas em alguns estados e funciona como uma central de informações sobre os atos praticados naquela comarca.

Docato – Sem barreiras para obtenção de documentos e realização de atos

Realizamos toda demanda que exija presença física, para realização de ato ou retirada de documentos em todo território nacional. Possuímos correspondentes qualificados para obtenção de qualquer documento, realização de protocolos, solicitações e registros em cartórios e demais instituições ou órgãos públicos. Desburocratizamos as operações manuais, tornamos mais ágil o recebimento de informações.

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