audiências virtuais

Audiências por Videoconferência, quais os desafios?

As audiências por videoconferência  não são tão novidade no âmbito jurídico, apenas está em maior evidência, diante da atual necessidade e do momento desafiador que estamos vivenciando. Pois elas já existiam em determinados estados. 

Todos os fóruns já realizam as audiências por videoconferência ?

Embora muitas comarcas e fóruns já se utilizem dessa modalidade, nem todos possuem os equipamentos adequados para realização destas. Devemos ressaltar que em muitos locais o  sinal de internet é muito fraco, existem problemas de conexão, falta de equipamentos, sem contar o tempo para preparação e adaptação aos sistemas.

Desta forma, todos os profissionais mais do que nunca devem estar atentos as mudanças e particularidades de cada local em que atuam, para evitar qualquer tipo de contratempo, sistema, link entre outros…

Por que internalizar as audiências por videoconferência  pode prejudicar seu escritório/empresa?

1- Atualização constante 

O primeiro desafio é o acompanhamento de todas as mudanças, e sistemas que serão utilizados em cada local. Importante destacar aqui que a atualização deve ser constante, pois como dito acima vários fóruns ainda nem possuem ferramentas suficientes para realização destas audiências. Desta forma, podem ocorrer substituições de sistemas ou alterações de ferramentas no decorrer do tempo.

2- Local e equipamentos adequados

Escolher ou adaptar um local dentro do escritório pode ser inviável, pois o local deve ser livre de ruídos, interferências, além de possuir ferramentas adequadas como: câmera com boa resolução, sistema de microfones para que o áudio seja de boa qualidade, entre outros… Esses equipamentos devem ser de qualidade para tentar evitar qualquer problema, e havendo deve-se dispor de soluções rápidas e eficazes para não prejudicar o andamento dos atos.

3 – Conexão de qualidade nas audiências por videoconferência

Já parou pra pensar que em meio a uma audiências por videoconferência  sua conexão cai? Ou há algum problema com seu provedor de internet? Por isso deve-se possuir mais de um provedor de internet, com conexões de alta qualidade, pois caso um não esteja funcionando outro possa ser utilizado.

4 – Instabilidade no sistema, atraso de audiências ou audiências simultâneas

Quem está ambientalizado com a tecnologia sabe que muitas são as instabilidades que podem ocorrer nos sistemas, e se tratando de audiência por videoconferência  pode acarretar em várias horas de espera para solução ou para que o juízo em questão se manifeste sobre o adiamento do referido ato. Portanto, se ocorrer este tipo de problema no momento de sua audiência terá que aguardar o tempo necessário para solução ou manifestação do juízo nos autos para adiamento do ato por exemplo.

No dia a dia é comum acontecerem atrasos em audiências, principalmente quando há oitiva de testemunhas e colheita de provas, e não será diferente nas audiências por videoconferência. Isso pode atrasar e muito o andamento das demais atividades dentro do escritório.

As audiências simultâneas também podem ser um problema, pois o escritórios terão de dispor de vários equipamentos e profissionais disponíveis para realização destas, quando ocorrerem.  

5 – Conduta em audiência

O conhecimento técnico, a preparação e a boa conduta são primordiais para realização de qualquer audiência. Contudo deve-se lembrar que nas audiências presenciais há debates, posturas e diálogos que não são colocados em ata. Já nas audiências por videoconferência  tudo, exatamente tudo, é gravado. Então, deve estar muito mais preparado, pois algumas situações corriqueiras como ficar sem resposta, mexer no celular durante audiência, fazer sinais, gesticular, ficarão gravadas, e tratando-se de processos públicos podem vir a ser gravados pela outra parte e inclusive ser divulgado. São situações que os profissionais devem estar preparados, pois sua conduta à disposição para quem acessar aos autos.

6 – Falta de padronização

Enquanto não houver uma padronização de sistemas serão muitos desafios enfrentados para realização de uma audiência por exemplo. Desta forma se estes procedimentos forem internalizados com toda certeza terão reflexo na produtividade de seu escritório, sendo necessário muitas vezes aumentar o quadro de funcionários, o que consequentemente aumentará seus custos.

Por que terceirizar a correspondência jurídica é a melhor opção? 

A correspondência jurídica com todas essas mudanças é ainda mais necessária, isto porque as constantes alterações podem prejudicar para quem não estiver se atualizando.

Afinal nenhum profissional deseja perder uma audiência por videoconferência por não conseguir acessar o link, ou não saber mexer no sistema, não é mesmo?

Antes da pandemia encontrar correspondentes já era desafiador, e agora com todas essas transformações com certeza será ainda mais porque nem todos os correspondentes:

– Querem ou sabem manusear as ferramentas que serão disponibilizadas;

– Dispõem de equipamentos adequados;

– Possuem conexão segura e qualificada;

– Contam com local adequado e sem interferências;

– Sentem-se seguros em realizar audiência por videoconferência;

Esses são apenas alguns exemplos. Por esta razão é que as empresas de terceirização de correspondência jurídica se torna mais adequada, de modo que estas estão preparando seus correspondentes, se adequando à cada sistema, trocando experiências sobre os melhores equipamentos… e isso é fundamental para manter e dar continuidade a rotina jurídica sem perder a qualidade e produtividade.

Clique aqui para saber mais sobre as vantagens da terceirização da correspondência jurídica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *